Extração sustentável de madeira

Educação ambiental e social

Há décadas atrás, empresas madeireiras devastaram grandes extensões de florestas tropicais da Indonésia e Malásia.

Na última década, essas mesmas empresas passaram a comprar terras na Amazônia, para explorar e exportar madeira de lei.

A ação dessas madeireiras tem ocorrido nos países sul-americanos abrangidos pela Floresta Amazônica, colocando em risco sua biodiversidade. A "invasão asiática" começou pelo Suriname e pela Guiana, No inicio de 2000, uma área duas vezes maior que o estado do Rio de janeiro já havia sido devastada na Guiana.

Mas como o homem pode aproveitar os produtos da floresta sem destruí-la? Como utilizar essas riquezas e garantir que continuem existindo nas próximas gerações?

A resposta para esse questionamento é: investir no desenvolvimento sustentável.

Resumindo, desenvolvimento sustentável é extrair os recursos naturais necessários para suprir as necessidades de uma geração, sem esgotá-los, garantindo que as gerações futuras também possam usufruir destes mesmos recursos.

Na floresta, isso significa utilizar somente o que ela consegue repor naturalmente. Para isso, é necessário pesquisá-la, unindo o conhecimento científico atual ao conhecimento dos índios, seringueiros e caboclos, os chamados povos da floresta.

O desenvolvimento sustentável depende de uma grande modificação no modo de ser das pessoas, que precisam aprender a pensar não só em si, mas no bem de todos, inclusive das gerações futuras.

A forma sustentável de extrair madeira da floresta é através de um planejamento adequado, observando o ritmo da natureza para não impedir a regeneração natural ou esgotar os seus produtos (evitando o que aconteceu na Ásia), o que desequilibraria o ecossistema.

Esse planejamento é chamado de manejo florestal.

O manejo florestal funciona da seguinte forma:

>Uma área é escolhida e divida de acordo com o tempo que ela necessita para se regenerar;

>No primeiro período, explora-se apenas a primeira área, poupando as outras;

>Depois, apenas a segunda e no terceiro período, a terceira, e assim por diante, até voltar à primeira, que já estará recuperada.

Educação ambiental e social

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